quinta-feira, 7 de abril de 2005

O que é Hoax?

Aproveitando o comentário do professor Abraham, reproduzo trechos de um texto de Renata Cicilini Teixeira, bacharel e mestre em Ciências da Computação pela USP de São Carlos publicado no site Terra para informar meus leitores sobre o que é hoax, essa coisa chata que sempre entra em nossos e-mails:

"Os boatos e as correntes na Internet têm algo em comum: fazem um apelo para serem enviados a todas as pessoas que você conhece. Estes e-mails se apresentam com diversos tipos de conteúdo, sendo na maioria das vezes histórias falsas ou antigas. Para atingir seus objetivos de propagação, os boatos e correntes apelam para diversos métodos de engenharia social. Lembrando que engenharia social é um método de ataque que visa persuadir o usuário, valendo-se da ingenuidade ou confiança, com a finalidade de obter informações privilegiadas ou confidenciais.

Os boatos (hoaxes) são textos que contam histórias alarmantes e falsas, que instigam o leitor a continuar sua divulgação. Geralmente, o texto começa com frases apelativas do tipo: "envie este e-mail a todos os seus amigos...", "envie este e-mail a todas as pessoas que você ama...". Algumas classes comuns de boatos são:

Aqueles que apelam para a filantropia e solidariedade, sentimentos inerentes a grande maioria dos seres humanos. Como exemplos têm-se os casos de crianças com doenças graves ou raras.

Aqueles que difamam empresas ou produtos, prometem brindes ou ganho de dinheiro fácil. Existem vários exemplos, dentre os mais antigos estão a distribuição gratuita de telefones celulares e as viagens gratuitas a Disneyworld. (...)
Aqueles que falam de código malicioso, como vírus, por exemplo. Neste caso, a mensagem sempre faz referência a vírus poderosíssimos, capazes de destruir seu computador e assim por diante. Um dos mais famosos é o Good Times, que circulou na rede durante anos e de vez em quando, ainda aparece um exemplar remanescente, enviado por usuários novatos (...)".
Comentário do blog: para saber mais sobre os famosos boatos da net (hoaxes), vale visitar o site www.quatrocantos.com. É pra rachar de rir!

Nenhum comentário: