sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Pérolas da Comunicação – Edinaldo Mota

A seção que tem por objetivo homenagear os grandes nomes da comunicação em Santarém, volta depois de longo e tenebroso inverno. A primeira e única edição foi no dia 07/09, quando homenageamos o jornalista Milton Corrêa, o Miltinho (leia AQUI).

Hoje tenho a honra de destacar um mestre da comunicação em Santarém: Edinaldo Luiz da Mota. Nascido em Óbidos em data não revelada, Edinaldo é cidadão da Amazônia, tendo se estabelecido em Santarém (depois de uma passagem por Belterra), além de ter “forte descendência arapixunense” herdada do lado materno, que segundo ele “se revela de quando em vez, pelo sotaque interiorano expresso em vogais com sons fechados”, principalmente na troca do “o” pelo “u”.

Começou como locutor de alto-falantes em quermesses no Colégio Dom Amando ou nos arraiais de Santo Antonio, em Belterra. Daí foi evoluindo para locutor, apresentador e animador de comícios, shows e cerimônias das mais festivas à mais fúnebres...

Profissionalmente, começou no rádio em 1967, quando disputou com outros 74 candidatos uma vaga para Locutor da Rádio Rural. E lá ficou por longos 18 anos conquistando uma audiência cativa, que o acompanhou fora da rádio.

Com o amigo Ércio Bemerguy, participou do históricos eventos como animador de auditório dos programas E-29 Show e MusiArt Show, entre outros.

Na Rural adquiriu ainda a habilidade no gerenciamento de diversos departamentos como o Comercial, o de Programação, além de ter assumido a Gerência da emissora diversas vezes.

Em 1985 migrou para o rádio FM, levando a experiência adquirida na Rural. Foi o responsável por uma nova linguagem nos canais FM, ousando em não se contaminar pelo padrão adotado então, e mantendo o mesmo estilo da AM e de seu “Papo informal”.

Na Guarany, comanda desde então, o programa “Bom Dia em Alto Astral”. Já se vão outros 20 anos de atividade no rádio santareno.

Formado em Direito, exerce ainda a atividade de Defensor Público e não perde a verve humorística, desanuviando sisudas audiências contando causos do interior (jurando que tudo é verdade!).

Especializou-se também na arte do Cerimonial, tendo feito diversos cursos. Na vida pública já foi também secretário de Cultura e chefe do Cerimonial da Prefeitura.

Há 38 anos ininterruptos, o rádio santareno tem a presença marcante de uma das figuras mais carismáticas da comunicação: Edinaldo Mota, uma Pérola da Comunicação!

Nenhum comentário: