sexta-feira, 9 de setembro de 2005

Santarém terá centro de combate ao câncer

Deu no Diário do Pará, edição de hoje:
Câncer:
Vai ser implantado um Cacon em Santarém
Além dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que vão ser instalados em Belém e Tucuruí, a Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa) vai iniciar negociação com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) para instalar um Cacon também no município de Santarém.
O secretário executivo de Saúde Pública, Fernando Dourado, vai se reunir com as representantes do Inca, Fátima Meirelles e Rejane Soares, na próxima terça-feira, em Santarém, contando com a presença do secretário municipal de Saúde de Santarém, técnicos da Sespa e do diretor do Hospital Regional de Santarém. Segundo a diretora do Departamento de Atenção à Saúde (Dase) da Sespa, Orliuda Bezerra, as neoplasias malignas se constituem como segunda causa de morte por doenças no Brasil, abaixo apenas das patologias cardíacas, conforme dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), portanto, a incidência de câncer tem sido apontada como um crescente problema de saúde pública no País.
Para enfrentar o problema e amenizar esse quadro no Estado, a Sespa tem buscado estratégias junto ao Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, sendo a implantação dos Cacons uma das principais estratégias, uma vez que irá descentralizar e desafogar a assistência ao paciente de câncer, que hoje se concentra no Hospital Ofir Loyola em Belém. Com a implantação dos Cacons, a Sespa pretende ampliar e facilitar o acesso dos portadores de câncer a todos os níveis de atenção à saúde.
PROPOSTA - Orliuda revelou ainda que já estão em fase de implantação o Cacon de Belém, que vai funcionar no Hospital Universitário João de Barros Barreto, e o de Tucuruí, que está sendo instalado no Hospital Regional de Tucuruí, e que a no nova proposta da Sespa é que também seja implantado um Cacon em Santarém. Os Cacons, explica a diretora do Dase, terão capacidade para diagnóstico e tratamento das neoplasias malignas mais freqüentes no Brasil, tais como câncer de pele, colo uterino, mama, pulmão, estômago, intestino e próstata, além dos tumores linfo-hemato-poiéticos da infância e adolescência.
Para isso, vão dispor de serviço de Oncologia Clínica e Cirúrgica, Radioterapia, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, Hemoterapia, Farmácia, Ambulatório de Especialidades, Enfermarias, Apoio Multidisciplinar com Psicologia Clínica, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Cuidados de Ostomizados e Reabilitação; e cuidados paliativos, visando a oferecer assistência oncológica integral aos pacientes portadores de câncer. E além de prestar assistência, os Cacons vão desenvolver ações de ensino, pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos.

Nenhum comentário: