quarta-feira, 31 de maio de 2006

Guerra Virtual

A Guerra Verde de Santarém, vem sendo travada nas ruas e na internet, onde os debates fluem sobre o modelo econômico de desenvolvimento.
Mas um dos lados pegou pesado ao incitar a violência numa comunidade do Orkut, como revela o Blog do Jeso.
Sobre o tema, assim comentei lá no espaço:
.

Idiotas travestidos de patriotas
A falta de um projeto desenvolvimento econômico e social condizente com a realidade sócio-ambiental da Amazônia e a ausência do Estado através de seus órgãos de fiscalização, estão na raiz do processo de invasão desta região, desde os anos 70, quando foram rasgadas as duas principais rodovias da região (Santarém-Cuiabá e Transamazônica).
Num primeiro momento, pequenos agricultores foram jogados às margens das duas estradas e deixados à mercê da própria sorte. A maioria deles acabou se integrando à nossa cultura e consegue conviver pacificamente com os nativos da região. A nova leva trazida no rastro do agronegócio já demonstra, inclusive através de seus filhos, que não é sua intenção se integrar conosco e sim, ocupar o nosso espaço. E para combater tudo isto, como salvadores da Pátria, ONG´s internacionais também aqui chegaram e acirrou-se a já chamada “guerra verde”
Como disse há poucos dias, essa invasão transformou Santarém na Casa da mãe Joana, onde todo mundo que chega diz o que quer, faz o que quer. Movimentos populares de um lado e empresários de outro, acabaram tomando parte no discurso de cada um. É preciso que encontremos o bom senso, pois agora a coisa começa a ficar perigosa.
Estes jovens com discursos racistas, são perfeito idiotas travestidos de patriotas e tentam intimidar a população local com estas mensagens na internet. Essa atitude em nada vai contribuir para que se encontre um consenso, ao contrário acirra os ânimos já exaltados que podem nos levar a uma guerra fratricida sem precedentes.
Apesar de não concordar com os métodos adotados por alguns movimentos, principalmente pelo padre Edilberto Sena, defendo o seu direito constitucional de se manifestar e me solidarizo com ele diante desta ignominiosa ameaça.
Não posso acreditar que os pais destes jovens concordem com essa postura irresponsável. Se assim for, é por que querem outro cadáver para justificar a fama do Pará, onde a terra tem sido encharcada de sangue.

Nenhum comentário: