terça-feira, 25 de julho de 2006

Líder Anselmo

Meu nobre amigo, professor Anselmo Colares, manda seu primeiro e-mail depois que partiu para uma nova iniciativa profissional em Rondônia, para onde se mudou recentemente, após passar, junto com sua esposa Lília, em concurso da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), campus de Guajará-Mirim.
Publico alguns trechos do extenso e-mail:
Prezado amigo, Jota Ninos.
Tudo bem? Eu, Lilia e Lucas estamos bem, e agora vou ter uma ocupação a mais: resolvi integrar um grupo que disputou as eleições para os cargos de diretor e vice-diretor no Campus da universidade local.
Aqui cada um dos cargos é votado em separado, embora os candidatos façam campanha de forma conjugada. Na UNIR, se não houver pelo menos 03 candidatos, com título de doutor, a eleição é aberta para doutores de qualquer outras universidade, e, caso não haja candidatos inscritos então abre para mestres (...) Em campanha, duas duplas, Expedito Ferraz e Anselmo Colares de um lado, e Dorosnil Alves Moreira e Maria Cristina de França, de outro. Foi uma campanha interessante (...)
Dos cerca de quinhentos votantes, apenas dois anularam o voto para o cargo de diretor, um anulou o voto para o cargo de vice-diretor. Foram registrados também quatro votos em branco para diretor e dois votos em branco para vice-diretor.
Entre os alunos tive uma votação expressiva. Perdi entre os funcionários, porque um anulou, marcou meu nome e outro nome. Mas o que fez a diferença final ficar menor entre eu a outra candidata a vice foram os votos dos professores, pois tive apenas 2 a mais, enquanto que o candidato a diretor teve 5 a mais que o seu concorrente. Agora estamos aguradando a posse, que deve acontecer provavelmente em setembro, para um mandato de 04 anos (...)
[Guajará-mirim]É uma cidade bem menor que Santarém, mas tem algumas emissoras de rádio, repetidoras de TV e um jornal impresso. Ainda não sei quantos trabalhadores, mas acredito que em torno de 60. Quem sabe nas suas férias pode vir aqui conosco? (...)
Abraços.
Anselmo Colares.
.
COMENTÁRIO: Anselmo é uma destas pesoas que se não tivesse nascido, alguém teria inventado. Nos conhecemos no início da década de 1980, quando formamos um verdadeiro exército de Brancaleone, na tentativa de vencer quixotescamente o stalinismo implantado no PT em Santarém (esse é o próximo capítulo da saga petista que iniciei em meu blog desde o ano passado, e que pretendo postar antes de terminarem minhas férias).
Idealista, Anselmo foi sempre incompreendido, mas um batalhador que manteve sempre seus princípios, mesmo estando ao lado de pessoas que atraíam a execração das comunidades que lideravam, principalmente no mundo acadêmico.
Foi dessa amizade, que eu e Dornélio Silva (outro soldado brancaleônico) o levamos para a Rádio Rural, onde deslanchou como repórter e redator, fazendo uma carreira paralela à sua vocação pelo magistério.
A nota acima mostra que a liderança de Anselmo é incontestável, mesmo em uma comunidade acadêmica onde ingressou há pouco. É a mesma liderança de quem já comandou o Sindicato dos Professores de Santarém e de quem deu uma força na criação do Sindicato dos Radialistas, além de ter sido membro atuante do PT, do PDT (do qual foi até presidente municipal) e do PSDB.
Como eu, também testou seu nome nas urnas para um mandato de vereador, sem sucesso. Mas isso pode ser considerado uma benção dos céus.
Espero que Anselmo encontre um caminho de realizações em sua nova cidade e quem sabe um dia possa voltar para ser um líder neste futuro Estado do Tapajós!

Nenhum comentário: