quinta-feira, 21 de junho de 2012

Partidos realizam pré-convenção conjunta na Câmara

Líderes do PCdoB, PTN e PTB
Será hoje à noite, à partir das 19h30, na Câmara Municipal de Santarém, o primeiro grande evento de partidos na reta final para a disputa da sucessão da prefeita Maria do Carmo (PT). Três partidos da base aliada do atual governo, o PCdoB (Partido Comunista do Brasil), o PTN (Partido Trabalhista Nacional) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), realizam uma pré-convenção conjunta para a apresentação dos nomes de seus candidatos a vereador.
Os três partidos formaram a coligação desde o início do ano e vêm conversando com vários candidatos, o que indica que suas relações com a atual administração não os tornam aliados automáticos do PT. No caso do PCdoB, partido aliado histórico do PT em nível nacional, essa postura vem se repetindo em vários municípios do Brasil, inclusive em Belém, capital do Pará, onde o PCdoB está cotado a indicar o vice do candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, deixando de lado o candidato do PT.

ATUAL QUADRO PODE TER DE QUATRO A SEIS CANDIDATURAS A PREFEITO

Os três "Raimundos": consolidados.
Já estão praticamente consolidadas três candidaturas na disputa municipal em 2012: Alexandre Von (PSDB), Inácio Corrêa (PT) e Márcio Pinto (PSOL), configurando o que eu chamo de Guerra dos Raimundos. Uma quarta candidatura, a do vereador José Maria Tapajós (PMDB) está posta e ele garante que vai até o final. O PMDB tem até agora apenas uma sigla que vai acompanhá-lo, o PSL - Partido Social Liberal, que estreia nesta eleição e é comandado por um ex-peemedebista. 
Zé Maria, alternativa peemedebista.
Outras duas candidaturas foram lançadas, mas ao que tudo indica não se consolidarão: a do ex-vereador Osmando Figueiredo (PDT) e a do bancário Rubson Santana (PSC). No caso de Osmando, há indícios de que ele deve mesmo ficar com Inácio, caso consiga indicar o candidato a vice na coligação, que pode ser a vereadora Marcela Tolentino. Nos últimos dias aumentaram os rumores da possibilidade dessa dobradinha, que deve descontentar alguns partidos aliados do Governo.
Já Rubson Santana pode ficar no meio do caminho por inanição. Há fortes indícios que os candidatos a vereador do partido não apoiam a decisão de Rubson de se lançar numa candidatura considerada por eles "suicida" e que pode prejudicar a oportunidade do PSC ter representante no Legislativo.
Reginaldo Campos, alternativa evangélica.
Mas uma candidatura pode surgir até o dia 30 e se consolidar no quadro como o quinto postulante ao cargo: o vereador Reginaldo Campos (PSB), que pode vir a lançar seu nome só com seu partido ou até com uma coligação menor para tentar sua eleição (isso se já estiverem sanados os problemas de sua prestação de contas com o TSE). Um movimento no sentido de lançar seu nome, foi anunciar que sua esposa será candidata a vereadora em seu lugar. Com forte apelo entre os evangélicos, a candidatura de Reginaldo poderia ser uma opção para esse setor já que os demais candidatos se identificam mais com a Igreja Católica. Além do mais, o vereador foi um dos poucos políticos a ter um desempenho mais incisivo na luta pela criação do Estado do Tapajós, o que o credenciaria  a questionar candidatos como Alexandre Von, que tem o apoio do governador Simão Jatene, baluarte do NÃO.
Há ainda muitas movimentações entre os 25 partidos nos bastidores da política santarena, com a possibilidade, inclusive, do surgimento de uma sexta candidatura formada por partidos nanicos, embora tal possibilidade seja remota. O que pode acontecer é o surgimento de candidaturas que acabam se transformando em postulantes a um cargo no Legislativo ou, na melhor das hipóteses, um candidato a vice de outra coligação.

Nenhum comentário: