quarta-feira, 18 de julho de 2012

IHGTap realiza 1ª Roda de Conversa sobre História e Geografia


(Imagem do site StreS'sNet)


Como já havia sido anunciado há um mês aqui no blog, o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap realiza nesta sexta-feira, 20/07, o evento denominado Roda de Conversa Sobre História e Geografia, com o tema "Tapajós: primeiras notícias". As "Rodas de Conversas", serão eventos mensais para popularizar os estudos sobre história e geografia da região oeste do Pará e da Amazônia como um todo, levando a locais públicos pesquisadores de história e geografia que apresentarão informações sobre determinado tema. O primeiro deveria já ter ocorrido no início do mês, mas só agora o IHGTap, conseguiu materializar a 1ª edição das "Rodas de Conversa".

Paulo Lima, membro do IHGTap, historiador e jornalista carioca, radicado em Santarém e autor da ideia, diz que “as Rodas de Conversa serão uma oportunidade de popularizar o conhecimento sobre os dois temas, tirando o caráter academicista de uma palestra em auditório e transformando-a num bate-papo informal entre pesquisadores e população, no meio da rua”. 

A dinâmica das "Rodas de Conversa" começará com um breve relato de um pesquisador sobre o tema e outros poderão, durante a conversa, acrescentar outras informações. As pessoas presentes poderão questionar sobre os temas ou apresentar novas informações que possuam sobre tal tema. "Nessa primeira Roda de Conversa vamos abordar alguns relatos sobre as primeiras viagens de navegadores pelos rios amazônicos", explica o padre Sidney Canto, presidente do IHGTap. Ele será um dos pesquisadores a abordar a temática, que terá como mediadora nesta primeira edição a antropóloga Iza Tapuia, que também é membro do instituto.

O IHGTap foi criado em 23 de março de 2012 e conta no momento com cerca de 35 associados, efetivos e colaboradores, mas pretende chegar a pelo menos 60 membros efetivos da região oeste do Pará. Para isso, nos próximos dias será publicado Edital para a apresentação de novos sócios efetivos e colaboradores, que se interessem em contribuir com o trabalho de pesquisas em documentos históricos e mapas geográficos com a entidade. Os sócios efetivos devem ser pessoas residentes em um dos municípios da região oeste do Pará, enquanto que os colaboradores serão de outros lugares do estado e do país.

_______________
Serviço:

1ª Roda de Conversa Sobre História e Geografia
Data: 20/07/2012
Hora: 19h00
Local: em frente à Cafeteria Tostare, no entroncamento das avenidas Adriano Pimentel e Tapajós com a travessa Lameira Bittencourt, próximo à praça do Pescador. 

Para mais informações: Pe. Sidney Canto (9135-7992) e antropóloga Iza Tapuia (9176-4931)

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal, escritório de advocacia José Ronaldo Dias Campos e Cafeteria Tostare.

Nenhum comentário: