domingo, 17 de abril de 2005

Projeto Pixinguinha


Lula Barbosa
Originally uploaded by Jota Ninos.
Estarei na fila do gargarejo, dia 26 de abril, quando da estréia da nova temporada do Projeto Pixinguinha em Santarém. Há 20 anos, uma das temporadas do Pixinguinha passou por aqui trazendo nomes como o do saudoso João Nogueira, da diva Cida Moreyra, do gaúcho Vitor Ramil e muitos outros nomes da MPB, que apesar de sua qualidade musical são rejeitados pela mí­dia do breganejo ou do pagoxé.

Naquela época o palco foi a Sygnus, e como ainda havia um sopro de divulgação da MPB na mí­dia, a casa ficou lotada durante toda a temporada. Essa temporada que chega agora vai se abrigar num espaço um pouco menor, o Centro Recreativo. Espero que as pessoas que gostam de música de qualidade não deixem de prestigiar o evento, para que outras temporadas sejam programadas por aqui.

A primeira turma de nomes da MPB que integra essa temporada tem Lui Coimbra, Mônica Salmaso e Lula Barbosa (foto). Este último é o grande astro do trio e quem for da minha geração não deve ter esquecido da belíssima música que ele defendeu junto com o grupo Tarancón, no Festival dos Festivais da Globo (1985), quando conquistou o 2º lugar - sob protestos do Maracanãzinho - perdendo para a estridente Tetê Espí­ndola (Escrito nas estrelas). A música de Lula Barbosa era Mira Ira, uma ode latino-americana com o belo refrão na lí­ngua tupi, que passo a reproduzir para matar a saudade daqueles tempos e encantar os novos para que compareçam ao Pixinguinha:

Mira Ira

Lula Barbosa - Vanderlei de Castro

Mira num olhar
Um riacho
Cacho de nuvem
No azul do céu
A rolar

Mira ira
Raça tupi
Matas
Florestas
Brasil

Mira vento
Sopra continente
Nossa América
Servil

Mira ouro
Azul ao mar
Fonte
Forte esperança

Mira sol
Canção
Tempestade
Ilusão

Mira num olhar
Verso frágil
Tecido em fuzil
Mescla morena,
Canela,
Cachaça
Bela raça
Brasil

Anana ira
Mira ira Anana Tupi
Anana ira Anana ira
Mira ira

Nenhum comentário: