sábado, 23 de julho de 2005

Tempestade na blogosfera

Os blogs na internet fazem parte de uma nova revolução dos costumes. Esta é, em síntese, a análise do jornalista Pedro Dória, no site NoMínimo, diante de um fato ocorrido em Nova Iorque em que uma jornalista demitiu sua baby-sitter após ler o que ela publicava em seu blog.
Eis um trecho da reportaagem de Dória:

"Sem querer, naquilo que deveria ser uma reflexão corriqueira e não muito mais, o "New York Times" acabou provocando uma pequena tempestade na blogosfera que trouxe à tona as mudanças sociais do novo século. A responsável é a jornalista Helaine Olen, autora do artigo "The new nanny diaries are online" – Os novos diários das babás estão online –, publicado no último dia 17.
Babás novaiorquinas não costumam ser como babás da maior parte do mundo: são jovens de classe média, bem educadas, que precisam de um emprego que não lhes comprometa demais com uma carreira futura. É o jeito de fazer um troco. A de Olen tinha 26 anos, recém-formada em Literatura. E, como cabe a uma moça novaiorquina desta faixa, Tessy escrevia um blog. Num momento de doença do bebê, a babá dedicou-lhe um poema e por cortesia passou à patroa o endereço de onde estava publicado.(...)
(...) Num mundo em que a privacidade é relativa, blogs representam a auto-expressão, aquele momento em que os diários de meninas deixaram os cadeados que ostentaram até finais dos anos 80 para tornarem-se públicos. E jornais, bem, jornais são a coisa que conhecemos, o meio de expressão que circula pelas ruas do Ocidente diariamente há uns dois séculos. Quais os limites de um e de outro?(...)
(...) Mas há um dilema, aí. A babá oferece à patroa o endereço de seu blog onde detalhes que a patroa prefere não conhecer estão publicados. É um abuso de intimidade, um abuso da relação – claro que é. E, a partir de tanta coisa pessoal revelada, qualquer blogueiro tem de lidar com o fato de que não agradará a todos os conhecidos. Ainda mais quando cita outros em seus textos.(...)
O texto completo você pode ler clicando AQUI

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola meu amigo!Li sua informação no meu programa,e já divulguei seu blog,inclusive quero te parabeneizar,ta muito bom!