segunda-feira, 14 de novembro de 2005

O olhar português

A poetisa portuguesa Helena Morujão, visita o blog para uma interessante reflexão sobre o papel dos portugueses na colonização brasileira, discordando de parte do que eu disse em meu artigo O corrupto que há dentro de nós:
Jota,
Um dia assistindo o programa do Jô, ouvi uma entrevista interessante, infelizmente não me lembro do nome do entrevistado que é brasileiro, mas ele chamou a atenção para a “sorte” que o Brasil teve, e no caso específico os índios, pois ao contrário do que aconteceu noutras terras como Angola, Moçambique, Guiné, São Tomé e Príncipe, Portugal não pegou nos Índios Brasileiros e os levou para terra estranha para os escravizar como fez com todos os nativos das outras terras.
Os Portugueses mantiveram sempre os Índios na sua terra natal, dando assim a possibilidade de eles se defenderem muito mais facilmente dos invasores, não conseguindo nunca totalmente controlar...
Acredito que como disse Pêro Vaz de Caminha:
"Caminha descreve os autóctones como que maravilhado por aquilo a que se chama a sua inocência e que nota particularmente nos seus corpos (a sua nudez tantas vezes repetida) e na sua entrega aos visitantes ("muito mais nossos amigos que nós seus"). Tão homens como os europeus, tão inocentes como o primeiro homem.”
Que o charme nativo, tenha sido um importante aliado na defesa dos naturais de vossa terra.
Note-se que predatórias também foram as conquistas de Angola, Moçambique....mas não tão charmosas que evitassem a escravatura....
Ainda hoje, o Charme Brasileiro, é um ”ex Libris” do vosso país.
Concluindo, e para não fugir ao assunto exposto, corrupção é só uma forma de sobrevivência do país, o negócio, a troca sempre existiu desde o inicio, como poderão agora os brasileiros adoptar outra forma de olhar???
Como dizes, como controlar o corrupto dentro de vós?
Talvez, procurando descobrir a fonte de prazer desviada, pela corrupção inicial. Portugueses, inicialmente tentaram “desviar” vosso prazer natural para um mais rápido, mais fácil com o álcool, adornamentos bonitos e algumas guloseimas.
Recolocando o prazer natural inicial, mais imaterial, em cada um, terá inicio, na minha opinião a grande diminuição da corrupção.
Comentário do blog: concordo com você em gênero, número e grau, com relação aos caminhos para se sair da cultura da corrupção. O prazer natural de que falas vem também do prazer de aprender. Um país que teve um dos maiores, se não o maior, educadores do mundo como Paulo Freire, não pode continuar mantendo índices de analfabetismo como o nosso. Como disse Chico Buarque: "Ai, esta terra ainda vais cumprir seu ideal/ainda vai tornar-se um imenso Portugal!"

Nenhum comentário: