quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Madeireiro processa jornalista santareno

O blog, desativado há quase dois meses por conta de afazeres deste jornalista-escrivão, volta hoje para registrar mais um daqueles costumeiros casos de tentativa de colocar mordaça em profissionais do jornalismo que denunciam agressões ao meio ambiente.
A vítima da vez é o jornalista santareno, José Maria Piteira (foto), que escreve matérias para o Jornal de Santarém e do Baixo-Amazonas (JSBA), representante regional de O Liberal, onde também a matéria em questão foi publicada.
Piteira, que há anos vem trabalhando com assessoria de imprensa de prefeituras da região oeste do Pará, principalmnete da Calha Norte, tem denunciado (como free lance) as atividades de grupos interessados em "investir" na agricultura regional, com os velhos métodos de sempre.
Defesa - Factual, imparcial e não-ofensiva. Assim é apresentada a reportagem “Madeireira devasta Floresta do Paru”, publicada em O LIBERAL, no dia 01 de setembro passado. Esta também é a tese principal da defesa apresentada pelo jornalista José Maria Piteira, autor da matéria, em processo movido contra ele pelo madeireiro Juvenal Piovezan Ribas, de Monte Alegre. A acusação é de calúnia, com base na tristemente famosa “Lei de Imprensa”, que amordaçou o Brasil no período de 1964-1985. A reportagem relatou denúncias da Prefeitura e de líderes comunitários locais contra o madeireiro, confirmadas in loco pelo jornalista. O processo corre na 16ª Vara Penal do Fórum da Capital. O advogado Jarbas Vasconcelos cuida da defesa de Piteira.
O processo é claramente intimidatório. Piteira acompanha, como jornalista, as ações de madeireiros e grileiros no município de Monte Alegre, assim como as reações do poder público e de entidades civis locais, desde 2003. Mais de uma dezena de reportagens assinadas por ele já foram publicadas em jornais de Belém e da região, com reprodução em vários sites do Brasil. O JBSB publicou todas as reportagens do jornalista sobre o assunto.
Para ler a matéria que causou a celeuma clique AQUI. E para saber mais sobre o caso, pode ser feito contato direto com o jornalista pelo e-mail: jmpiteira@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Cunhado,

Cada um de nós tem a responsabilidade pelo combate às mazelas criadas pelo próprio homem e pela construção de um mundo mais justo, mais fraterno, mais cidadão e ambientalmente mais saudável. Tenho me esforçado, desde que tomei consciência desse compromisso, em fazer minha parte. As consequências disso, sejam elas positivas ou negativas, são inevitáveis. As positivas, devemos compartilhá-las com os amigos; as negativas, devemos enfrentá-las com coragem. Nestas ocasiões, a solidariedade dos amigos sempre será bem-vinda.
Obrigado pela solidariedade e pela publicação no teu site.

Piteira