segunda-feira, 2 de julho de 2012

"A disputa vai ser entre um Zé e um Raimundo"


José Osmando: "Sou o Zé que vai vencer o Raimundo"

A frase acima me foi dita hoje pela manhã, em contato telefônico, por um José Osmando Figueiredo se mostrando resoluto a confirmar sua candidatura como prefeito pelo seu partido PDT, inclusive escolhendo seu alvo: o deputado estadual Raimundo Alexandre, o Bom (segundo seu marketeiro, Orly Bezerra). José Osmando, meio zangado com minhas informações, alegando que vêm de "fontes petistas mentirosas" usou o mesmo tom satírico de minhas notas sobre a Guerra de Raimundos e Zéspara se dizer credenciado à luta. 

O ex-vereador mostra-se indignado com algumas das informações sobre a possível candidatura de seu filho Bruno Figueredo, citado em minhas notas como tendo sido rechaçado para ser vice de Raimunda Lucineide Pinheiro. Osmando afirmou, com todas as letras que sua candidatura é irreversível, pois foi votada em convenção. "O que é que eu vou dizer pro meu partido, pro Brizola Neto, pro Giovani Queiroz, pro Miro Teixeira [lideranças nacionais e regionais do PDT] se eu renunciar? Eu tenho que ter um motivo pra renunciar e se eu renunciar, o meu partido tem que indicar um novo candidato a prefeito. É isso que diz a legislação eleitoral", concluiu Osmando ao reafirmar que não voltaria atrás de sua decisão.

Sempre defendendo o filho, Osmando disse que "Bruno Figueiredo não aceita ser vice nem de Inácio, nem de Lucineide e de nenhum petista", pois se enojou com a política do partido e desistiu de ser candidato até mesmo a uma vaga na Câmara. "Bruno não aceitou o modus operandi do secretário de Planejamento, Everaldo Martins Filho, dentro da prefeitura", disse Osmando. E finalizou dizendo que a ata da convenção de seu partido está aberta apenas para a inclusão de seu candidato à vice. "Pode escrever no teu blog que sou candidato e vou pra cima do candidato Alexandre Von", finalizou o presidente do PDT, Osmando Figueiredo.

--------------------
Nota do Poster - algumas coisas precisam ser esclarecidas nesta "candidatura" de Osmando Figueiredo:

1) Meu blog talvez tenha sido o único que deu pouca importância à candidatura de Osmando e continuo não acreditando nela. Talvez queime minha língua, mas conheço a astúcia do político paraibano por já tê-lo assessorado, quando este foi presidente da Câmara Municipal. E todo mundo sabe que Osmando sabe mexer as peças no tabuleiro do xadrez político. Insisti na conversa com ele que sua candidatura seria apenas uma forma de pressão para ser ouvido pelo PT, mas ele reafirmou pela undécima vez que é candidato a prefeito e que não volta atrás! Infelizmente não acredito nisso...;

2) O "candidato" Osmando cita minhas "fontes petistas", mas meu texto não diz que o PT tenha rechaçado a candidatura de seu pupilo Bruno Figueiredo. Repito o texto escrito no post linkado acima:  Osmando, então, ofereceu o nome de seu filho, o vereador Bruno Figueiredo, que foi rechaçado pela maioria dos partidos da coligação! E afirmo que a informação que recebi foi de fontes de outros partidos sobre a reunião com os petistas, quando a candidatura de Lucineide foi apresentada;

3) Fui contactado há pouco, por telefone, também pelo secretário de Planejamento Everaldo Martins Filho, que disse estar na frente de Osmando e reafirmou que "o PT não tem nada contra o vereador Bruno Figueiredo e desafio qualquer fonte petista a dizer o contrário".  Everaldo admitiu que nem leu o que escrevi no blog, o que significa que estava recebendo o mesmo chororô de Osmando contra as tais "fontes petistas", que ele acha que me repassaram a informação;

4) Já é público e notório que Osmando Figueiredo atira para todos os lados, e gera descontentamento até entre seus correligionários. Desde que lançou sua candidatura, o político paraibano já apresentou pelo menos cinco candidatos a vice.  Aqui mesmo no blog ele disse que seria um pastor do PSL ou o advogado José Ronaldo Dias Campos, numa chapa pura. Depois lançou a desconhecida Adriana Falconeri. Há pouco recebi telefonema de uma assessora me convocando para uma coletiva (que já deve estar acontecendo) onde apresentará o delegado Jardel Guimarães como seu vice, mas que também foi cogitado o engenheiro Ricardo Tolentino;

5) Ou Osmando surtou ou continua fazendo uso do velho blefe até conseguir o que quer. Mas deixo uma interrogação: será que essa atitude de Osmando pode lhe causar o chamado "Efeito Vic?", caso o PT consiga trazer de volta à coligação o PMDB? Para quem não se lembra, o deputado Vic Pires Franco e sua esposa Valéria Pires Franco (ambos do DEM), tentaram fazer mil negociações com vários partidos em 2010, e no final acabaram fora da disputa e ao que parece da política... Não acredito que Osmando seja tão tolo para chegar a esse ponto, e logo logo aceitará indicar um vice para o PT ou até mesmo fazer parte da coligação, se o PMDB voltar...

6) Mas como o povo diz, em política até boi voa...

Boi voador "emprestado" do Blog da Franssinete Florenzano...


Nenhum comentário: