domingo, 13 de maio de 2012

Blog do Jota Ninos, o retorno

Passaram-se três anos e três meses da última postagem que fiz neste pobre blog. Foi a maior interrupção neste espaço criado em 2005 para manter vivo meu alter ego jornalístico - pelo menos no mundo cibernético - já que meu ego de analista judiciário ocupava todos os meus espaços no cotidiano.
Mas essa atividade alternativa, sem remuneração, feita nos intervalos do meu trabalho como auxiliar do juiz do Tribunal do Júri, foi se tornando um fardo. Isso levava aos hiatos de atualização do pobre blog. Às vezes de alguns dias, semanas ou meses, mas nunca tantos anos!
Parecia, mas nunca desisti dele. Entretanto, me atormentava o fato de continuar parando de tempos em tempos, o que acabava sendo uma perda de tempo (!). Afinal, a notícia na internet precisa de atualização constante sob o risco de se perder os leitores que conquistamos a cada postagem.
O problema é que as atribuições de jornalista e analista judiciário acabavam por se atrapalhar entre si. Meu ego (analista judiciário, concursado, desde 2003) e meu alter ego (jornalista desde 1984, mas diplomado em 2010), não conseguiam conviver mutuamente. na verdade um suplantou o outro, já que antes de ser analista, eu já era jornalista. Quisera eu ser Clark Kent e viver como as duas funções, transformando-me de vez em quando em um super-jornalista, para ter tempo de dar mais atenção ao blog! Mas a realidade está longe do mundo HQ...
Ano passado cheguei a refazer o blog com domínio próprio na net (chique!) e mudei para a planilha Wordpress, sem perder nenhuma das antigas postagens! Fiquei meses mudando a aparência e anunciando à boca pequena: "tô voltando com meu blog!". Mas a insegurança em retornar pela falta de tempo de postar e a incapacidade de gerir a nova planilha pela minha insuficiência de conhecimento na área de informática (o pouco que sei é por curiosidade, o resto é pela facilidade da planilha Blogspot, que qualquer "analfabyte" sabe gerir...), acabaram matando a nova criação por inanição...
Não resolvi meus problemas de dupla personalidade/atividade. Ego e alter ego continuam convivendo em contante crise dentro do mesmo corpanzil. Como o médico e o monstro ou (relembrando o universo HQ) como o incrível Hulk! Sou jornalista, por opção e por vocação e sou servidor do Judiciário por necessidade. O mundo jurídico ainda não conseguiu matar minha primeira paixão, muito embora eu até goste do ambiente dos tribunais do júri (até porque, lá ocorre um processo de comunicação e de cidadania únicos no ambiente do Judiciário). Sou autorizado pela presidência do TJE a ser uma espécie de "assessor de imprensa informal" do Judiciário, o que me dá a oportunidade de manter-me ligado ao mundo da informação, através de relises que envio aos colegas da Imprensa regional.
Retornar com o blog nesta data (13/05/2012), em que se comemora a Abolição da Escravatura, é mais que simbólico. Afinal, hoje também completa-se 25 anos do evento que consolidou minha carreira como jornalista e radialista, e que contarei no primeiro post desta retomada, logo a seguir. Não sei se conseguirei manter uma atualização profícua, mas como sempre, tentarei.
Agora preciso reconquistar meus antigos leitores e conquistar novos. Para isso terei às mãos ferramentas úteis como o Twitter e o Facebook, onde já sou seguido por quase 3.000 pessoas! parafraseando o grande Drummond, eu digo "Vai, Jota! ser gauche na vida". pequenas mudanças visuais e um novo slogan lá no alto, para dar um cheiro de coisa nova (ou recauchutada). mas tentarei acrescentar outras novidades, de acordo com o tempo que conseguir comandar...
Agradeço a todos os  colegas que me cederam espaços em seus blogues, nesse mais de três anos, para meus textos em prosa ou verso. Em especial, agradeço ao amigo e jornalista Jeso Carneiro, que nunca escasseou seu espaço para repercutir minhas ansiedades, alegrias e angústias, emanadas de meus textos.

Um comentário:

Cecília Muniz disse...

Jota!
Não sabia que vc era blogueiro, agora já tem mais uma leitora. Espero que seja um pequeno incentivo pra vc atualizar sempre rsrs.

O tripé do blog é super atrativo: Jornalismo, Justiça e Juventude, bem a sua cara Jota.

Parabéns, sucesso!