quarta-feira, 30 de maio de 2012

Havia uma Rocha no meio do caminho...

O dilema drummondiano do poema E agora, José? não poderia ser mais atual para o Partido dos Trabalhadores que se encontra numa grande encruzilhada nas eleições municipais de Santarém, em 2012. O candidato do partido, Inácio Corrêa, apesar da experiência, da simpatia e da sensatez que o tornaram lugar-tenente da família Martins, não consegue transformar isso em carisma eleitoral, e nem a prefeita Maria do Carmo não consegue ter a mesma performance de Lula, que elegeu o poste Dilma em 2010. A festa acabou?

O poste de Maria (charge abaixo de minha tosca autoria à partir de fotos oficiais) é muito pesado e ela não tem a mesma avaliação popular de Lula ao final de seu segundo mandato. E a situação só não é pior porque do outro lado, Lira Maia carrega um poste tão pesado quanto o do PT, chamado Alexandre Von, que além disso é apadrinhado do governador Simão Jatene, inimigo da região que lutou pelo Estado do Tapajós.  


Mas a quase consolidada saída do PMDB da barca petista, acendeu o sinal vermelho e a candidatura de Inácio subiu o telhado... Que ninguém se espante se o candidato do PT à prefeitura for modificado nos próximos dias... Há fortes indícios que a cúpula martiniana já pensa em tirar um poste e colocar outro menos pesado. Já falei disso em post anterior sobre a "Guerra dos Raimundos", como chamo o pleito até agora. 

Alguns partidos aliados do governo, baseados numa suposta "preferência martiniana", acenavam há algumas semanas com simpatia para o nome do vereador José Maria Tapajós (PMDB), de forma a manter a aliança com seu partido, e chegaram a sugerir a troca de posições entre José Maria e Inácio Corrêa, na chapa. Outros aliados rechaçam veementemente esta hipótese. 

Enquanto isso, Antonio Rocha sonha em ser candidato com o aval de Jader Barbalho e se torna mais que uma pedra, e sim, uma Rocha no caminho petista rumo à continuidade do governo Cidade da Gente por mais quatro anos.

Diante do impasse, o PT pode optar em colocar outro poste menos conhecido, no lugar de Inácio, apostando que ele tenha maior força para crescer... Este seria o atual secretário municipal de Finanças, que coincidentemente se chama RAIMUNDO Edmilson Santos Filho (foto acima, da Ascom PMS)! Ou seja, caso se confirme essa informação, troca-se um Raimundo por outro e a Guerra dos Raimundos continua...

E agora, Maria?

2 comentários:

Anônimo disse...

Jota ninos, vc acredita q enfim alguem esta lucido no PT, e conseguiu observar q o Inacio ja estava parando. Apesar de não votar no PT, gostei da mudança pq esse outro Raimundo é novo, e pelo que ja ouvir falar não é Martins e nem tem ligação com os martins. Agora sera q o outro grupo vai mudar o tbm pesado Alexandre Von, para termos novos quadros na politica Santarena

Jota Ninos disse...

Você tem razão, Anônimo. A lucidez ao que parece ressurgiu em alguns petistas. Quanto ao Alexandre eu não descartaria a possibilidade de, caso vá mal nas pesquisas até o início da campanha, acabe sendo substituído pelo próprio guru, Lira Maia. Mas por enquanto eles rechaçam essa ideia.